Buscar
  • Marta Mazzini

Afinal de contas, qual é o lugar do cliente?

Se você respondeu que é em primeiro lugar, peço que você leia este texto, que é bem curto, e repense sua resposta.

Como profissional nas áreas de marketing e comunicação, há mais de três décadas, já testemunhei modismos, novas eras anunciadas, um sem número de novos nomes para batizar práticas consolidadas, mensageiros do apocalipse empresarial e centenas de gurus falando uma linguagem que precisa da tecla SAP para ser entendida.

Mas se existe uma coisa perene nas relações comerciais é o lugar que ocupa o cliente. Ninguém em sã consciência tira seu cetro, capa, coroa e trono.

O trono dele é o centro. Sim, o centro de tudo meu caro empresário.

Pode parecer óbvio, eu sei, mas há empresas que juram que ele é o centro ou pelo menos o primeiro colocado e na verdade não praticam esse mantra.

Pense, onde você coloca o seu cliente?

Quais práticas que você adota comprovam que o lugar dele é o centro?

Seus colaboradores praticam ações que colocam o cliente no lugar certo?

Quais ferramentas de marketing são usadas, quais mecanismos de comunicação são praticados que atestam o lugar do seu cliente dentro do seu negócio?

No nosso próximo bate-papo vamos aprofundar o tema “Cliente no centro”.

Por enquanto fica a lição de casa: ache o seu cliente dentro da sua empresa, faça uma lista com todas as ações que você pratica para mantê-lo satisfeito, outra lista com ações para conquistar novos e outra lista de ações para reconquistar quem você perdeu.

Até breve!

Eu sou Marta Mazzini, consultora em Marketing e Comunicação.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Rodrigues da Cunha, 209 Uberlândia- MG

WhatsApp

(34) 9 9658-1933

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle