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  • Marta Mazzini

Entenda-me ou eu vou embora!

Olá, há alguns dias lancei a pergunta “Qual é o lugar do cliente?”.

Depois de colocá-lo no seu devido lugar, ou seja, no centro, vamos agora investigar o que você, caro empresário, vem fazendo para mantê-lo, valorizá-lo, fidelizá-lo e torná-lo um cliente tão satisfeito a ponto de saber que ele é também um “garoto propaganda” e que você vai recompensá-lo por isso.

Vou listar algumas perguntas que irão te guiar por trilhas e atalhos que te levarão ao cerne do seu negócio.

Você cadastra os teus clientes, o cadastro é confiável, está atualizado, de quem é essa responsabilidade, a ferramenta de cadastro funciona adequadamente?

A partir do cadastro você é capaz de dizer quem é o teu cliente (também conhecido como “persona”)?

Onde mora, quantas compras realiza, quantas consultas, o que compra ou consulta, qual é a frequência dos contatos, faixa etária, profissão, escolaridade?

Qual sua taxa de conversão em negócios?

Eu poderia ficar fazendo aqui milhares de perguntas que acabariam causando uma “certa angústia”, longe disso, estou aqui para te ajudar.

Antes de tudo você precisa definir quais informações do teu cliente são vitais para o teu negócio, a partir daí é que você formulará as perguntas corretas a ele.

Perguntas corretas – respostas úteis para o teu negócio.

Deixo aqui, como lição de casa, que você elabore o questionário que gostaria de fazer ao teu cliente. Acredite, há muitos clientes dispostos a te contar quem são eles.

No nosso próximo encontro vamos bolar uma estratégia de aproximação da tua empresa com os teus clientes, ou potenciais clientes.

Até breve!

Eu sou Marta Mazzini, Consultora em Marketing e Comunicação.

Foto de Marten Bjork.

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