Buscar
  • Eni Marçal

ESG E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS



O ESG é uma sigla inglesa que quer dizer Evironmental, Social and Governance. A tradução em português é Meio Ambiente, Social e Governança, requisitos cada vez mais exigidos pelas empresas no mercado de trabalho.


O ESG faz parte da cultura de valores de uma empresa, é por isso que é chamado de sistema de integridade.


A decisão de aplicá-lo deve ser por todos(as): sócios(as), colaboradores(as), prestadores(as) de serviços, fornecedores(as), clientes e, usufruírem dos benefícios e resultados sustentáveis, harmônicos e perenes.


São pontos relevantes por cada um dos 3 pilares:


No Pilar Ambiental (E) : minimizar impactos ambientais com o compromisso de utilização dos recursos com reponsabilidade com foco nas questões: (Água, luz, matérias de escritório, de consumo, de limpeza, de higiene, enfim materiais em geral, descartes de forma correta. É importante não esquecermos: que descartes só mudam de endereço já que o planeta é único, a finitude dos recursos e nossa sobrevivência com saúde está diretamente relacionada a saúde do planeta.


Pilar Social: Guardião do fortalecimento e adoção da cultura organizacional e como o capital humano é tratado. Código de ética e de conduta, o propósito claro da diferença que a empresa está trilhando para um mundo saudável. Transparência que o negócio cria valor para seus (suas) colaboradores (as), fornecedores (as), prestadores (as) de serviços, clientes e comunidade em geral, diversidade e inclusão, o respeito à luta contra o racismo, trabalho infantil, dentre outros (as).


Pilar Governança: 87% dos brasileiros (Clientes, investidores, fornecedores, candidatos (as) para o processo seletivo) preferem empresas com práticas sustentáveis e sociais. 4 valores a serem perseguidos: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Alguns resultados tangíveis: Melhora o desempenho financeiro, fortalece a fidelidade do cliente, melhora a taxa de turno ver e retenção de talentos, ajuda na redução dos riscos, reduz o desperdício e custos produção.


A seguir um quadro resumo desenvolvido pela KMPG (Uma das maiores empresas de prestação de serviços , consultoria de Gestão e Estratégica, Consultoria Empresarial, Governança Corporativa) que gosto muito.



Concluindo é importante que cada sócio (a) empreendedor (a) adotem:

  • Promover a gestão de resíduos e conscientização de todos (as);

  • Minimizar os riscos no ambiente de trabalho,

  • Promover programas de benefícios aos (as) colaboradores(as),

  • Incentivar a diversidade e inclusão dentro da empresa,

  • Oferecer um clima organizacional saudável ,

  • Buscar ações para melhorar a cultura organizacional e ter o acompanhamento das práticas,

  • Estar focado em resultados sustentáveis , longevos num ambiente harmônico.



Espero que tenha contribuído no esclarecimento do quanto é importante o ESG para as empresas, independente do porte e segmento de atuação.

Fico à disposição e, em breve conhecê-lo(a) para falarmos mais sobre o tema.

O planeta está convocando o Ser Humano a SER HUMANO.

Pense nisso.



Vamos que vamos

Abraço fraterno

Eni Ferreira Marçal

www.linkedin.com/in/enimarcal

enimarcal@gmail.com

Fundadora e Consultora. Conselheira externa de Conselhos Consultivos e de família e; Consultora de Projetos de Gestão Empresarial, Governança Corporativa e, novos negócios.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo