Buscar
  • Eni Marçal

Nossa história




Contar a história de sua empresa é valorizar o início e dar um passo além no avançar da sua conquista.


Você deve falar desde quando teve uma ideia, as suas motivações e sua decisão de iniciar o negócio, mostrando os passos fundamentais para a decisão da criação dos negócios, seja ela por uma oportunidade ou por uma dor pessoal. Valorizando o simples e todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que o sonho se tornasse uma realidade. Mostrando as tentativas e erros, o aprendizado com os erros, e o não desistir.


Mencione os obstáculos na jornada iniciada antes da fundação, da sua disciplina, do seu foco em proporcionar algo (produto e ou serviço) diferenciado fazendo do seu exemplo uma história atraente, que desperta emoções e contagia seus clientes e prospectes.


Seus clientes e prospectes precisam ter conhecimento como seu sonho, sua ideia passou à realidade e cronologicamente os momentos marcantes de fracassos e sucessos que aconteceram e seus resultados. Eles ficarão contagiados pelo que a sua empresa tem estratégias empreendedoras e competências para se manter no mercado em períodos de turbulências. Trazendo assim, a sua marca uma dimensão superior aos olhos do mercado consumidor revelando a grande vantagem que sua empresa trouxe para a vida do consumidor. O quanto seu produto e ou serviço gerou valor a você e aos seus clientes.


A sua história mostra o quanto seus valores e o conceito da marca estão sendo perseguidos e atingidos. É importante que seus clientes percebam o quanto sua empresa diferencia de outras empresas que estão no mercado e intensificam a empatia pela sua marca.


Aproveite para celebrar esses momentos com sua comunidade, mostrando-lhes que o passado leva ao entendimento do presente e o presente potencializa o planejar do futuro da empresa.

Se você tem orgulho da sua história, por que não a compartilhar?




Simples assim, pense nisso.

Eni Ferreira Marçal

enimarcal.com.br

Sócia- Fundadora da EJ², Conselheira externa de Conselhos Consultivos e de família, Consultora em projetos de Gestão Empresarial e Governança Corporativa.


Alguns exemplos:


BANCO REAL: Teve início como Banco da Lavoura de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, fundado em 1925 por Clemente Faria. Em 1971, após negociação entre os irmãos Gilberto Faria e Aloísio de Faria muda o nome para Banco Real. Dois anos depois estava estabelecido em São Paulo. Em julho de 1998, como 3 º maior Banco do Brasil o ABN AMRO compra o Banco Real do seu controlador Aloísio de Faria.

CAMIL ALIMENTOS: Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963 como uma cooperativa de produtores de arroz. Com uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, inovação de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, a Camil Alimentos é, hoje, líder em beneficiamento e comercialização de arroz no Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Argentina. A companhia também detém marcas líderes de mercado e top of mind em suas categorias: União, Camil (arroz e feijão) e Coqueiro (sardinha). Atualmente, a empresa possui 29 unidades de processamento e 18 centros de distribuição no Brasil, Chile, Peru e Uruguai, exporta para mais de 50 países.

COLGATE: O pequeno negócio de sabão e vela que William Colgate iniciou na cidade de Nova York no início do século XIX é agora, mais de 200 anos depois, uma empresa verdadeiramente global que atende milhões de consumidores em todo o mundo. Ao longo desta história, as pessoas e os valores da Colgate estiveram no centro de nosso sucesso.

MARTINS: Em 17 de dezembro de 1953, em Uberlândia, quando um armazém de apenas 100m² foi inaugurado. O fundador desse pequeno comércio, Alair Martins, logo viu, no que sobrava em suas prateleiras, uma segunda oportunidade e começou a vender também os produtos excedentes a outros varejistas. Em 1960 contava com uma pequena frota de caminhonetes para esse fim, e foi aí que começou a história do Martins: o maior atacadista-distribuidor da América Latina!

TAM – A empresa teve início no início da década de 60, em Marília, interior de São Paulo, quando a associação de dez pilotos de monomotores criou a Taxi Aéreo Marília (TAM), e após fusões e aquisições, tornou-se uma empresa internacional LATAM.

VIAÇÃO ITAPEMIRIM: Fundada em 4 de julho de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo por Camilo Cola, a Itapemirim hoje se consolida por ser uma das viações mais utilizadas por passageiros que viajam pelo Brasil.

VOTORANTIM: 102 anos. Uma história que se inicia em 1918. Sempre como empresa familiar, a Votorantim é fruto da liderança de quatro gerações da família empreendedora. Por si só um mérito, já que são poucas as empresas familiares que alcançam essa longevidade e perduram por gerações. Em suas origens, de um lado, um imigrante português, Antônio Pereira Ignacio, que chega ao Brasil ainda criança e se torna comerciante e industrial na São Paulo que se transformava em metrópole no início do século 20. De outro, o jovem pernambucano José Ermírio de Moraes, vindo de uma família dedicada aos engenhos de açúcar, mas que tomou novos rumos, estudou nos Estados Unidos e se instalou em São Paulo.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo