Buscar
  • Eni Marçal

Propósito




O mundo sentiu a necessidade de mudar paradigmas e de se reinventar com a pandemia do novo Corona vírus. Empresas que nunca tinham pensado em seu verdadeiro propósito de existir, além do financeiro, agora estão vendo o quanto o fator pandêmico deixa a realização do seu existir tão fragilizado.


Será necessário agora que utilizemos as nossas melhores habilidades individuais para o bem coletivo, iniciando pelo compartilhamento do conhecimento, aliado às ferramentas de tecnologia e educação coletiva.


Mais do que nunca é necessário reavaliar e se reinventar para um propósito no novo mundo, onde a distribuição financeira terá que dar espaço para a distribuição social também.


É muito importante que desde o início fique claro para a equipe e para a família que as forças de uma empresa familiar são a união e o compromisso de cada um dos envolvidos.


Superação e resiliência serão exigências constantes no desenvolvimento dos trabalhos, em busca dos resultados, do sucesso e da felicidade de todos.


Os resultados deverão ser alcançados em menos tempo e com menos esforços. Esforços de todos, benefícios de todos.


É trabalhar de forma inteligente (e não apenas dar duro). As 24 h num dia são as mesmas para todo mundo, por isso que a produtividade nos mostra como tirar o maior proveito delas.


É relevante que o propósito da sua empresa deixa claro, em poucas palavras, que o diferencial do seu negócio é uma boa solução para as demandas e que este propósito reflita sua responsabilidade social.


Os clientes atuais tem muita informação, muitas opções e poder de escolha. Para seu produto e/ou seu serviço seja escolhido é preciso ser clara o seu diferencial financeiro e social.


Os clientes estão se identificando e se alinhando com marcas e serviços que compartilham seus valores e aspiram a uma finalidade maior, além de meramente vender seus produtos e/ ou seus serviços.

O propósito neste novo mundo deve responder às seguintes perguntas:

* Qual a importância do seu negócio para as pessoas?

* Está priorizando as pessoas?

* Estou pensando grande e tendo atitudes cautelosas?

* É simples e claro?

* Tenho profissionais especialistas?

A continuidade e o sucesso do negócio estão ligados à sua capacidade de entender o mercado de forma diferente do óbvio e superficial. Faça uma gestão voltada para o seu propósito e verá que este é o ponto de partida para alcançar seus resultados.



O propósito é um motivo para se orgulhar, para acreditar que o seu trabalho tem impacto em algum lugar. Ele é um norte e deve ser claro e compartilhado por todos, como um compromisso moral. O sucesso, a lucratividade, a distribuição social, a felicidade vêm naturalmente.


Simples assim, pense nisso.


Eni Ferreira Marçal

Sócia- Fundadora da EJ², Conselheira externa de Conselhos Consultivos e de família, Consultora em projetos de Gestão Empresarial e Governança Corporativa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Rodrigues da Cunha, 209 Uberlândia- MG

WhatsApp

(34) 9 9658-1933

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle